Sabia que sua alimentação pode causar insônia?

Uma boa noite de sono tem relação direta com o que você consome durante o dia. Em geral, alguns alimentos mais gordurosos ou picantes podem prejudicar seu sono. Entenda mais sobre a forma que sua alimentação pode causar insônia.

Para ter um corpo sadio e disposto é preciso manter a qualidade do sono. Em uma vida corrida é comum comer alimentos industrializados e processados, tudo em nome da praticidade e rapidez. Porém, já parou para pensar em como isso pode estar afetando o seu corpo? Saiba mais sobre isso a seguir.  

A importância de realizar o ciclo de sono completo

Quando uma pessoa tem poucas horas de sono muitas funções cognitivas são afetadas. Logo, ela começa a ter menos atenção e não consegue manter a concentração em suas tarefas diárias.

O oposto ocorre quando se tem uma noite relaxante e tranquila. Na manhã seguinte é possível acordar mais animado e ser muito mais produtivo. Isso acontece porque durante o sono são produzidos hormônios fundamentais para a manutenção do organismo.

Para cumprir o ciclo de sono, o corpo precisa estar completamente adormecido. Nesse período ele entra na fase REM (Rapid Eye Movement – Movimento rápido dos olhos). Durante essa etapa ocorre a produção da serotonina (hormônio do bem-estar) e da melatonina (hormônio do sono).

Porém, a insônia impede que uma pessoa alcance esse estágio de adormecimento. Logo, os breves cochilos à noite não são suficientes para manter o metabolismo em perfeito funcionamento, gerando cansaço, estresse, desânimo, ansiedade e podendo levar até mesmo a quadros de depressão.

Como a alimentação pode causar insônia

Os alimentos que são chamados de “pesados” costuma ter um alto índice de gordura e açúcar. Os produtos gordurosos apresentam uma digestão mais lenta o que causa um mal-estar estomacal. Já os alimentos ricos em açúcar geram um pico de energia, que atrapalha o sono, mas depois aumentam a fadiga.

Além disso, a cafeína e as bebidas energéticas podem ajudar a ter disposição, porém isso é prolongado até o momento do sono. Por isso, a xícara de café que você tomou após o almoço pode ser a causa da sua insônia mais tarde.

Sendo assim, evite ao máximo os produtos industrializados como: pães de farinha branca, salgadinhos de pacote (ricos em glutamato monossódico), bebidas alcoólicas e gordura animal.

Logo, para escapar da falta de sono, é preciso consumir mais alimentos ricos em triptofano, magnésio e os carboidratos integrais. Por exemplo, os suplementos naturais contra a insônia são eficientes por conter alto índice de triptofano, substância que estimula a produção de serotonina, ajudando no ciclo de sono e na regulação do humor.

Mantendo uma alimentação saudável

Ao saber que sua alimentação pode causar insônia é possível ter mais consciência sobre o que privilegiar e o que evitar. Consuma mais alimentos frescos e naturais que ajudam a dormir melhor, como: alface, chá de camomila, leite, couve etc.

Para ajudar no seu tratamento contra a falta de sono, invista também nos suplementos naturais contra a insônia. Eles estimulam a produção dos hormônios responsáveis pelo descanso e bem-estar. Tudo isso sem efeitos colaterais ou outros prejuízos para a saúde. Teste os suplementos naturais contra a insônia hoje mesmo.

 

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