Quais alimentos tiram o sono?

Você tem problemas para dormir, mas não sabe o que causa isso? Sabia que o problema pode estar na sua alimentação? Conheça hoje quais alimentos tiram o sono e veja se algum deles faz parte do seu dia.

Essas comidas são indicadas para quem quer ter mais energia. Ou seja, são ótimas para antes da academia, durante os estudos e para quem precisa trabalhar no período da noite. Porém, se esse não for o seu objetivo, evite ao máximo consumir esses alimentos, porque eles podem causar insônia. Confira!

Quais alimentos tiram o sono?

Muitos alimentos que nem imaginamos acabam agindo como estimulantes em nosso organismo. Veja a lista e descubra quais alimentos tiram o sono.

1- Café


O principal composto do café é a cafeína. Quando essa substância entra na corrente sanguínea faz contato com alguns receptores cerebrais. Lá fica armazenada a adenosina, responsável por indicar para o cérebro que é hora de dormir. Logo, a cafeína ocupa esse espaço, o que deixa o corpo alerta e com uma sensação falsa de disposição.

2- Chocolate


Ao leite, meio amargo ou amargo, tem chocolate para todas as preferências. Ele contém teobromina, composto que interfere nos batimentos cardíacos e causa problemas para dormir. Quanto mais amargo for o chocolate, mais rico nessa substância. Para as pessoas que não conseguem imaginar a vida sem esse doce, uma alternativa é consumir o tipo branco, que não apresenta teobromina.

3- Temperos artificiais

 

Sopas em pós, snacks, salgadinhos de pacote, macarrão instantâneo e grande parte dos temperos artificiais prejudicam o sono. Isso ocorre porque eles são ricos em glutamato monossódico que causa insônia e ainda  faz mal para a saúde. Por isso, tente evitar esses produtos perto da hora de descansar e prefira consumir alimentos mais leves e saudáveis.

4- Pimenta


Em alguns casos a pimenta e os molhos picantes podem causar desconforto estomacal. Dessa forma, comer algo apimentado durante a noite influencia no aparecimento de azia e má digestão. Caso goste muito deste alimento, experimente consumir apenas durante o dia e não perto do momento de sono.

5- Aveia

Por ser rica em proteínas, fibras e nutrientes, a aveia é capaz de acabar com o sono. Sendo assim, comer alimentos com aveia ao longo do dia é ótimo para manter a energia elevada. Entretanto, quando estiver perto da hora de ir para a cama, evite consumir este produto.

Outros alimentos que tiram o sono

  • Chá mate;
  • Chá verde;
  • Chá preto;
  • Gengibre;
  • Refrigerantes de cola;
  • Guaraná em pó;
  • Bebidas energéticas.

Agora que você conhece quais alimentos tiram o sono, é possível melhorar sua qualidade de repouso. Caso queira comer algum deles, não há proibição, apenas consuma pela manhã ou no começo da tarde.

Seguindo essas dicas você pode recuperar seu ânimo quando for preciso e não interferir no seu descanso mais tarde. Assim, suas noites de sono serão muito melhores.

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