Doenças causadas pela caixa d’água

Sabia que há diversos problemas originados pela falta de manutenção de um reservatório de água? Entenda mais sobre as doenças causadas pela caixa d’água e saiba como ficar protegido dessas enfermidades.

Não fazer a limpeza de caixa d’água é muito perigoso. Os danos podem estar tanto no líquido para consumo quando para lavar os alimentos. Permanecer com a caixa sem a higienização correta pode até mesmo ser foco para o desenvolvimento de vários parasitas.

Entenda melhor sobre as enfermidades que podem estar mais perto do que você imagina.

Doenças transmitidas pela falta de limpeza da caixa d’água

 

Quando não há uma higienização correta da caixa d’água a saúde de todos fica comprometida. Entre os problemas causados pela falta de manutenção do repositório estão:

  • Dores de cabeça;
  • Vômito;
  • Diarreia;
  • Cólicas.

Porém há também doenças causadas pela caixa d’água sem limpeza. Veja algumas enfermidades que podem prejudicar sua família, caso não haja o cuidado necessário com o reservatório:

 

1. Ascaridíase ou lombriga

 

Essa verminose é causada por um parasita chamado Ascaris Lumbricoide, comumente chamado por “lombriga”. Ele se desenvolve e multiplica no intestino da pessoa doente. Seu contágio ocorre ao beber água ou consumir alimentos com os ovos do parasita. Entre os sintomas estão: dificuldades para evacuar, enjoo e dores abdominais.  

 

2. Hepatite A 


Esse mal atinge o fígado e possui altos riscos de contágio. Em geral, é uma doença que pode ser administrada, porém em casos mais graves leva até mesmo à morte. A transmissão acontece ao entrar e contato com as fezes contaminadas, que podem vir da água com os microrganismos. Seus sintomas são: fezes claras, urina escura, febre, pele amarelada, fraqueza, perda de apetite, fadiga e náusea.

 

3. Febre Tifoide


Causada por uma bactéria denominada Salmonella Typhi, tem sua transmissão feita pelo consumo de água ou comidas contaminadas pelo parasita. Seus sintomas são: vômito, febre alta, dor de barriga, perda de peso, dor de cabeça, diarreia e manchas avermelhadas pela pele.

 

4. Amebíase


A Amebíase também conhecida como disenteria amebiana é caracterizada pela infecção do Entamoeba Histolytica. Esse protozoário instala-se no intestino e impede que o organismo absorva nutrientes fundamentais. O contágio é feito ao ingerir água ou alimentos contendo fezes com os cistos amebianos maduros. Entre os sintomas podem ser citados: diarreia, calafrios, febre, dor abdominal e, em casos graves, fezes com sangue, pus ou muco.

 

5. Cólera

 

Essa infecção ocorre no intestino da pessoa afetada. Sua causa vem da bactéria Vibrio Cholerae presente em alimentos e água contaminadas. Logo, ela se desenvolve com a capacidade para produção de toxinas que geram os sintomas da doença. Entre os sinais da enfermidade estão: vômito e diarreia intensa que podem levar a um quadro sério de desidratação.

Como fazer a limpeza de caixa d’água de forma segura?


Agora que você sabe as doenças causadas pela caixa d’água pode ver a importância da manutenção desse recipiente. Ao fazer a limpeza de caixa d’água corretamente você garante que todos em sua casa possam permanecer saudáveis e sem complicações graves advindas da falta de cuidado o reservatório.  

De acordo com a Vigilância Sanitária, a higienização deve ser realizada a cada 6 meses. Assim, é possível evitar enfermidades causadas pela ingestão de água infectada.

Você está em dia com a manutenção de sua caixa d’água? Caso não esteja, não tem problemas. A Desentupidora Bonanza oferece este serviço com qualidade há mais de 20 anos. Entre em contato e agende um orçamento gratuito.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *